Serviço de acolhimento provisório pra crianças e adolescentes.
Região de Pirituba
Temos duas unidades de serviço CASA LAR na região de Pirituba – SP, cujo objetivo é acolher e proteger crianças e adolescentes em situação de abandono e risco pessoal ou social. As unidades oferecem um ambiente agradável, educativo e seguro, onde são resgatados os valores básicos de convivência familiar e comunitária, estimulando o desenvolvimento individual.
O atendimento prestado estimula a inclusão e as prepara para as próximas etapas da vida.
E como esse preparo acontece?
O primeiro passo é identificar a peculiaridade da criança ou adolescente para proporcionar um espaço adequado de desenvolvimento dos seus sentimentos e da autonomia pessoal. Para isso, são apresentados exercícios de participação e autoconhecimento, além de atividades educativas, culturais e sociais.
Centro de Convivência Intergeracional
Região do Jaraguá
Com capacidade de atendimento para 120 pessoas, o CCInter Estrela do Amanhã é um espaço de referência social e para o convívio, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, oportunizando o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.
Proporciona um ambiente inclusivo e enriquecedor às comunidades indígenas da região do Jaraguá na capital paulista, onde jovens, adultos e idosos podem compartilhar conhecimentos, tradições e assim construir relações duradouras de solidariedade e respeito. O centro oferece atividades recreativas, culturais e educativas, contribuindo para o fortalecimento dos laços comunitários e o bem-estar de seus participantes.
É uma forma de intervenção social planejada, que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas.
O trabalho realizado pelo CCInter também é uma forma de aumentar e simplificar as trocas culturais, desenvolver o sentimento de pertencimento, fortalecer vínculos com os familiares e incentivar a socialização e a vida comunitária.
Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo
Região da Brasilândia
A unidade do CEDESP tem capacidade de atendimento para 120 pessoas, entre 15 a 59 anos, homens e mulheres em situações de vulnerabilidade social.
Trabalha o desenvolvimento social e produtivo de jovens e adultos através de capacitação profissional, cursos técnicos e assistência pessoal para que estes jovens vençam a dificuldade de entrar no mercado de trabalho, fortalecendo a comunidade e possibilitando novas oportunidades àqueles que precisam.
A organização oferece um espaço de convivência voltado para formação, capacitação profissional, desenvolvimento do protagonismo, da cidadania e da autonomia de adolescentes, jovens, adultos e suas famílias, partindo de interesses, demandas e aptidões do público atendido.